Telefone: (14) 4009-09999
Documento sem título

Dicas e Notícias

13/08/2015
Scania atende a pedido do G10 e lança cavalo mecânico 8×2

 

A Scania, atendendo a pedidos do G10, gigante do transporte paranaense que atua em todo o Brasil com cargas industriais e do agronegócio, anunciou no final de julho o primeiro lançamento relevante da indústria nacional de caminhões em 2015.
Impulsionada por uma necessidade do transportador de grãos, a Scania criou e transformou em produto de prateleira uma linha de cavalos mecânicos com configuração de eixo 8×2, com eixo direcional adicional de fábrica, disponível nas cabines R, R Highline e R Streamline, incluindo o consagrado R440.
Segundo a fabricante, a novidade chegou para atender às necessidades dos transportadores de grãos e de outras cargas completas e de granéis, que, desde 2011, precisavam de um cavalo mecânico traçado 6×4 para tracionar combinações com peso bruto total igual ou superior a 57 toneladas, encarecendo a compra de veículos e aumentando o consumo de pneus.
“Para reduzir custos, adaptamos um cavalo mecânico Scania 6×2 e o transformamos em 8×2, para viajar com carretas de três eixos, permitindo uma combinação com aumento de capacidade, carregando mais que uma vanderléia e com menos custo que um bitrem. Esta adaptação foi feita nas nossas oficinas e, com o sucesso da ideia, chegamos a 200 cavalos mecânicos adaptados para 8×2. Depois dispso, procuramos a Scania para que transformasse isso em um projeto de fábrica”, conta Valdecir Adamucho, presidente do Grupo G10.
Com a necessidade do cliente em mãos, a Scania desenvolveu o projeto, que começou em 2009 e teve seu lançamento agora em 2015, com os caminhões em configuração 8×2 e eixo direcional adicional de fábrica.

Modelo R440 8×2

O Scania R440, vedete da marca e campeão de vendas, ganhou uma versão 8×2 que chega ao transportador com motor de 13 litros e 440 cavalos de potência, com freios a tambor (mais adequados às aplicações severas do agronegócio e às estradas empoeiradas do interior brasileiro, segundo o fabricante, mas com opção de freios a disco). Para melhorar a manobrabilidade do caminhão, a Scania optou por entre-eixos de 3.900mm, o que levou a engenharia a acondicionar os tanques de diesel na parte traseira da cabine. São dois tanques com 330 litros de capacidade cada.

Fonte: Portal "Transporta Brasil"
Reportagem por: Leonardo Andrade

Notícias

Voltar

SARDINHA TRUCK CENTER ®
Rua Antonio Gobette, 10-40 - Bauru-SP - Fone: (14) 4009-0999
© Todos os direitos reservados.